Energia Solar | Energia Elétrica Fotovoltaica

MENU
banner3
banner2

Energia Elétrica Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

 

São inúmeros aplicativos, aparelhos autónomos, refúgios ou moradias que, por serem isolados de uma rede elétrica (off-grid), utilizam a energia fotovoltaica. Inclusive, a mesma também é usada para grandes escalas através de redes de distribuição.

 

A crescente necessidade de energias renováveis fez com que a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas crescessem exponencialmente entre 2001 a 2015, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos. A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013. No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.

 

Com o passar do tempo, as tecnologias foram se sofisticando, crescendo e ganhando em economia de escala, fazendo com que a energia solar fotovoltaica barateasse seu custo e aumentasse sua eficiência. Com isso, a competitividade com as energias convencionais se tornou realidade em algumas regiões. A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, posicionando-se apenas abaixo das energias hidroelétricae eólica.

 

Uma das tecnologias que diferenciam a energia fotovoltaica, é a capacidade de monitoramento dos gastos com energia. Esse acompanhamento pode ser feito no inversor ou no celular, visto que alguns kits permitem o monitoramento através de um aplicativo que pode vir a ser baixado no mesmo.