Energia Solar | Energia Fotovoltaica no Brasil

MENU
banner3
banner2

Energia Fotovoltaica no Brasil

energiasolarfotovoltaicanobrasilO território brasileiro recebe a maior incidência de Sol no mundo, demonstrando o potencial da energia fotovoltaica no país.

 

No início do século XXI, com o avanço industrial na fabricação de células e módulos fotovoltaicos, verificado principalmente na China, e aumento do número de instalações de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica, o Brasil não conseguiu acompanhar a evolução que estava ocorrendo no mundo. Em 2001, entretanto, uma iniciativa do Governo Federal, caracterizada pela criação do Fundo Setorial de Energia(CT-ENERG), resultou em um crescimento de atividades de P&D em energia solar fotovoltaica e na formação de grupos de pesquisa e programa de pós-graduação.

 

Então, há de se perceber que o Brasil caminha em direção ao uso de energia limpa, a energia do futuro.

 

O Brasil deve integrar o ranking dos 20 maiores produtores de energia solar em 2018. A expansão do uso do recurso no país, bem como a potência de 2,6 GW de geração centralizada, já contratada, vão colaborar para que a meta seja alcançada.

 

A informação está no boletim “Energia Solar no Brasil e no Mundo – Ano de Referência – 2015”, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A publicação aponta que, em 2014, foram contratados 31 projetos em leilões (890 MW) e, em 2015, 63 projetos (1.763 MW). Ambos totalizaram 2.653 MW de capacidade instalada.

 

A seguir, está o link de uma matéria divulgada pela Época, da Globo. Nela, podemos identificar como o mercado de baixo carbono e, portanto, a energia solar é competitiva para o mercado brasileiro.

 

Link: http://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/07/investir-no-meio-ambiente-e-uma-oportunidade-competitiva-para-o-brasil.html