Energia Solar | FIQUE ATENTO ÀS MUDANÇAS NA MICROGERAÇÃO

MENU

Blog

FIQUE ATENTO ÀS MUDANÇAS NA MICROGERAÇÃO

  |   Blog

Já está sabendo das possíveis mudanças na legislação da energia solar?

Em novembro, a Aneel abriu consulta pública para discutir os impactos regulatórios de uma eventual mudança no sistema de compensação de energia, onde a principal preocupação dos agentes é com a introdução da “tarifa do fio”, onde as unidades com geração distribuída passarão a pagar pelo uso do fio o que pode inviabilizar os investimentos em geração distribuída.

O aumento da mini e microgeração, acendeu um alerta nas distribuidoras de energia que reclamam que esses consumidores utilizam suas redes sem pagar por isso. Entretanto o presidente do Conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Ronaldo Koloszuk, criticou qualquer iniciativa que seja no sentido de retirar incentivos para a geração solar. “A gente está falando em retirar incentivo enquanto o mundo está incentivando a energia solar fotovoltaica”, disse.

A nova modalidade tarifária poderá entrar em vigor em 2019 e é uma das propostas de modernização do setor elétrico em andamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Porém, a Aneel informou que caso a tarifa pelo uso da rede de distribuição seja implantada, não poderá valer para quem já tem o sistema de microgeração instalado.

Por isso, garanta sua instalação fotovoltaica o quanto antes para fugir dessa nova cobrança e garantir o melhor investimento possível!