DÚVIDAS SOBRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO
Não. A instalação é simples e leva entre 3 e 5 dias, dependendo do caso. Na vasta maioria dos casos não é necessário sair de casa pois não trata-se de um obra mas de uma simples instalação.
Na instalação em si nenhuma. A concessionária participa do processo autorizando previamente o projeto e homologando a instalação após sua conclusão. Tudo isso é gerenciado pela Grid Tie. Nós entregamos seu sistema totalmente homologado na concessionária.
Não. Um sistema totalmente independente da concessionária são chamados Off-Grid. São sistemas ainda muito caros e de alto custo de manutenção, pois necessitam de baterias. No caso dos sistemas On-Grid, que comercializamos aqui, a concessionária é utilizada como “bateria”, ou seja, seu sistema produz energia durante o dia injetando na concessionária. Durante a noite, você utiliza a energia da concessionária que lhe cobrará ao final do mês apenas a diferença entre o que produziu e que consumiu.
Basicamente a chuva faz grande parte do trabalho. Recomenda-se uma vez por ano fazer uma limpeza simples com água e retirar algum galho ou folhas que eventualmente se acumularam nos painéis.
Em alguns poucos casos, sim. Se for realmente necessário dependendo da estrutura do seu telhado, não fique se preocupe que nós garantimos o serviço.
Raramente são necessários pois os módulos são leves, cerca de 20kg/m2 já contando com a estrutura de fixação.
Sim, a resolução 687 da Aneel permite a geração remota, ou seja, o consumidor pode produzir sua energia em local diferente ao do consumo. Caso possua um sítio ou terreno com área suficiente para instalação das placas, podemos fazer um excelente projeto de energia fotovoltaica para você ou para sua empresa.
Os créditos se acumulam e podem ser utilizados em até 60 meses no próprio local de consumo ou em outros endereços onde o consumidor deseje abater. Para isso, basta que a conta esteja no mesmo CPF ou CNPJ.
Você pode dimensionar seu projeto para abater totalmente ou parcialmente o valor da sua conta de Energia. Contudo, sua conta não virá zerada, pois a concessionária cobra um valor mínimo referente à iluminação pública e taxa de disponibilidade da rede. O ideal é dimensionar o sistema para produzir energia suficiente para cobrir seu consumo anual deduzindo a tarifa mínima, que terá que ser paga de qualquer forma.
A Grid Tie disponibiliza aos seus clientes um sistema de monitoramento da produção de energia em seu Smart-Phone. Você acompanha quanto esta produzindo de forma online!
Por medida de segurança, seu sistema irá se desligar automaticamente e não irá produzir energia para evitar que as equipes de manutenção da concessionária sejam surpreendidas com sistemas energizados, evitando assim descargas elétricas.
Os fabricantes das placas de energia solar, tecnicamente conhecidas como placas fotovoltaicas, trabalham com garantia de 25 anos, mas a vida útil chega a ser maior. Na Alemanha, por exemplo, há sistemas funcionando com mais de 35 anos de geração. É possível que se tenha que substituir o inversor uma vez dentro desse período. O equipamento costuma funcionar bem entre 12 e 15 anos.
Não esta bem claro, pois em caso de racionamento deverá ser definida legislação específica como ocorreu em 2001. Por princípio, o racionamento deveria afetar o habito de consumo e não a geração. O mais provável é que quem gere sua própria energia saia beneficiado.